sábado, 3 de março de 2012

2019: O Ano Em Que Chico Xavier Será Testado

                                                                                                                                        Por Jorge Murta

 
No último artigo vimos que o fim do mundo em 2012 é mais uma das inúmeras datas de fins do mundo que profecias sem fim atribuíam a Terra e obviamente nunca aconteceu o fim do mundo. 2012, como todos os outros fins do mundo também não ocorrerá como fim, passará e chegaremos a 2013, 2014, 2015, ....


 
Mas, eis que uma voz se levanta do túmulo, em 2011 e uma profecia dita em 1986 a Geraldo Lemos Neto, o Geraldinho, por Chico Xavier revela a este que o mundo acabará em 2019. Geraldinho guarda um segredo desses, a pedido de Chico por 25 anos e sente um “dever de consciência” (será?) e juntamente com Marlene Nobre, decide transformar a “profecia” numa entrevista, publicada na Revista FOLHA ESPIRITA de maio de 2011, da qual selecionamos alguns trechos mais significativos mais adiante, mas publicaram quase simultaneamente o livro “NÃO SERÁ EM 2012”, que possui na capa a foto de ninguém menos que Chico Xavier e a inscrição “Chico Xavier revela a data-limite do Velho Mundo."


Geraldinho, em entrevista a Alex Sandro Guimarães, diz no blog deste, que: “Neste livro sou o co-autor, porque na realidade a autoria é da Dra. Marlene Nobre. A minha parte diz respeito à entrevista que dei à Folha Espírita em que revelo o teor da conversa que mantive com Chico Xavier numa noite de 1986, na qual o amado amigo me revelou detalhes sobre as decisões do Cristo e de sua falange angelical a respeito do futuro da humanidade terrestre. Desde há muito tempo conversávamos com Marlene Nobre e outros amigos sobre o que Chico havia me revelado até que no final do ano de seu centenário em 2010 chegamos à conclusão de que a hora para revelar ao público o seu conteúdo havia chegado. Tanto Marlene Nobre quanto eu mesmo sentimos a urgência em nos desincumbir deste compromisso de consciência. Assim nossa estimada Marlene passou a publicar vários artigos na Folha Espírita neste ano de 2011 incluindo no mês de Maio a entrevista que lhe dei. Logo após consolidou-se na Folha Espírita estas informações transformadas então no livro NÃO SERÁ 2012 e no DVD correspondente que gravamos para a TV Aberta de São Paulo.”

Ora, foi sem dúvida um lance comercial oportuno(ista), primeiro entrevista, depois um livro baseado na entrevista e em seguida, um DVD gravado para a TV aberta de São Paulo. E Geraldinho responde sobre a repercussão desse livro, no mesmo blog: “Muito positiva em 99% dos casos. A grande maioria das pessoas parece que compreende a profundidade dos temas tratados e reconhece a atualidade das advertências implícitas nas revelações de Chico Xavier. Na verdade é um grande chamado pessoal e coletivo à nossa própria responsabilidade de viver estes tempos de transição.”

Vemos aqui outro objetivo dessa profecia extemporânea: a necessidade que os adeptos do chiquismo sentem de não deixar Chico morrer, tanto que Geraldinho, Marlene Nobre, Euripedes (filho de Chico), Carlos Bacelli e outros criaram um Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra. E Kardec? E Espiritismo? Nenhum destes autores falam deles? Nenhum destes autores quer ser amigos dele? Nenhum destes autores conhecem Kardec ou sua obra?
 


O fato é que há espíritas (se é que posso chamá-los de espíritas) que acreditam em Chico Xavier, em Nosso Lar, em Umbral e chegam até mesmo a incensá-lo. Se nada ou pouco do que foi predito por Chico para 2019 não ocorrer, como não ocorrerá, haverá 2 saidas para os adoradores de Chico: - reconhecer que ele errou ou não foi ele quem disse aquilo e sim Geraldinho; - usarão a desculpa de que a espiritualidade resolveu dar mais uma moratória para a Terra (surgira uma psicografia por algum médium amigo do Chico dizendo isso).
 


Mas, vejamos os trechos selecionados da profecia de Chico:

Folha Espírita – No livro A Caminho da Luz, nosso benfeitor Emmanuel já havia previsto que no século XX haveria mais uma reunião dos Espíritos Puros e Eleitos do Senhor, a fim de decidirem quanto aos destinos da Terra. A reunião aconteceu e a ela compareceram Chico e Emmanuel – os missionários que trabalham abnegadamente, por séculos a fio, em favor da renovação humana. Quais os resultados dessa reunião?


Geraldo Lemos Neto – Na sequência da nossa conversa, perguntei ao Chico o que ele queria exatamente dizer a respeito do sacrifício do Brasil. Estaria ele a prever o futuro de nossa nação e do mundo? Chico pensou um pouco, como se estivesse vislumbrando cenas distantes e, depois de algum tempo, retornou para dizer-nos: “Você se lembra, Geraldinho, do livro de Emmanuel, A Caminho da Luz? Nas páginas finais da narrativa de nosso benfeitor, no capítulo XXIV, cujo título é O Espiritismo e as Grandes Transições? Nele, Emmanuel afirmara que os espíritos abnegados e esclarecidos falavam de uma nova reunião da comunidade das potências angélicas do Sistema Solar, da qual é Jesus um dos membros divinos(1), e que a sociedade celeste se reuniria pela terceira vez na atmosfera terrestre, desde que o Cristo recebeu a sagrada missão de redimir a nossa humanidade(2), para, enfim, decidir novamente sobre os destinos do nosso mundo.
 


Pois então, Emmanuel escreveu isso nos idos de 1938 e estou informado que essa reunião de fato já ocorreu. Ela se deu quando o homem finalmente ingressou na comunidade planetária, deixando o solo do mundo terrestre para pisar pela primeira vez o solo lunar. O homem, por seu próprio esforço, conquistou o direito e a possibilidade de viajar até a Lua, fato que se materializou em 20 de julho de 1969.

Naquela ocasião, o Governador Espiritual da Terra, que é Nosso Senhor Jesus Cristo(3), ouvindo o apelo de outros seres angelicais de nosso Sistema Solar, convocara uma reunião destinada a deliberar sobre o futuro de nosso planeta. O que posso lhe dizer, Geraldinho, é que depois de muitos diálogos e debates entre eles foram dadas diversas sugestões e, ao final do celeste conclave, a bondade de Jesus decidiu conceder uma última chance à comunidade terráquea, uma última moratória para a atual civilização no planeta Terra. Todas as injunções cármicas previstas para acontecerem ao final do século XX foram então suspensas, pela Misericórdia dos Céus, para que o nosso mundo tivesse uma última chance de progresso moral.
 


O curioso é que nós vamos reconhecer nos Evangelhos e no Apocalipse exatamente este período atual, em que estamos vivendo, como a undécima hora ou a hora derradeira, ou mesmo a chamada última hora.”

FE – Como você reagiu diante da descrição do que acontecera nessa reunião nas Altas Esferas?
Geraldinho – Extremamente curioso com o desenrolar do relato de Chico Xavier, perguntei-lhe sobre qual fora então as deliberações de Jesus, e ele me respondeu: “Nosso Senhor deliberou conceder uma moratória de 50 anos à sociedade terrena(4), a iniciar-se em 20 de julho de 1969, e, portanto, a findar-se em julho de 2019. Ordenou Jesus, então, que seus emissários celestes se empenhassem mais diretamente na manutenção da paz entre os povos e as nações terrestres, com a finalidade de colaborar para que nós ingressássemos mais rapidamente na comunidade planetária do Sistema Solar, como um mundo mais regenerado, ao final desse período.


 
Algumas potências angélicas de outros orbes de nosso Sistema Solar recearam a dilação do prazo extra, e foi então que Jesus, em sua sabedoria, resolveu estabelecer uma condição para os homens e as nações da vanguarda terrestre. Segundo a imposição do Cristo(5), as nações mais desenvolvidas e responsáveis da Terra deveriam aprender a se suporttarem umas às outras, respeitando as diferenças entre si, abstendo-se de se lançarem a uma guerra de extermínio nuclear. A face da Terra deveria evitar a todo custo a chamada III Guerra Mundial. Segundo a deliberação do Cristo, se e somente se as nações terrenas, durante este período de 50 anos, aprendessem a arte do bom convívio e da fraternidade, evitando uma guerra de destruição nuclear, o mundo terrestre estaria enfim admitido na comunidade planetária do Sistema Solar como um mundo em regeneração. Nenhum de nós pode prever, Geraldinho, os avanços que se darão a partir dessa data de julho de 2019, se apenas soubermos defender a paz entre nossas nações mais desenvolvidas e cultas!”

FE – Quais são os acontecimentos que podemos prever com essas revelações para a Terra?
Geraldinho – Perguntei, então, ao Chico a que avanços ele se referia e ele me respondeu: “Nós alcançaremos a solução para todos os problemas de ordem social, como a solução para a pobreza e a fome que estarão extintas; teremos a descoberta da cura de todas as doenças do corpo físico pela manipulação genética nos avanços da Medicina; o homem terrestre terá amplo e total acesso à informação e à cultura, que se fará mais generalizada; também os nossos irmãos de outros planetas mais evoluídos terão a permissão expressa de Jesus(6) para se nos apresentarem abertamente, colaborando conosco e oferecendo-nos tecnologias novas, até então inimagináveis ao nosso atual estágio de desenvolvimento científico; haveremos de fabricar aparelhos que nos facilitarão o contato com as esferas desencarnadas, possibilitando a nossa saudosa conversa com os entes queridos que já partiram para o além-túmulo; enfim estaríamos diante de um mundo novo, uma nova Terra, uma gloriosa fase de espiritualização e beleza para os destinos de nosso planeta.”

Foi então que, fazendo as vezes de advogado do diabo, perguntei a ele: Chico, até agora você tem me falado apenas da melhor hipótese, que é esta em que a humanidade terrestre permaneceria em paz até o fim daquele período de 50 anos. Mas, e se acontecer o caso das nações terrestres se lançarem a uma guerra nuclear? “Ah! Geraldinho, caso a humanidade encarnada decida seguir o infeliz caminho da III Guerra mundial, uma guerra nuclear de consequências imprevisíveis e desastrosas(7), aí então a própria mãe Terra, sob os auspícios da Vida Maior, reagirá com violência imprevista pelos nossos homens de ciência. O homem começaria a III Guerra, mas quem iria terminá-la seriam as forças telúricas da natureza, da própria Terra cansada dos desmandos humanos, e seríamos defrontados então com terremotos gigantescos; maremotos e ondas (tsunamis) consequentes; veríamos a explosão de vulcões há muito extintos; enfrentaríamos degelos arrasadores que avassalariam os polos do globo com trágicos resultados para as zonas costeiras, devido à elevação dos mares; e, neste caso, as cinzas vulcânicas associadas às irradiações nucleares nefastas acabariam por tornar totalmente inabitável todo o Hemisfério Norte de nosso globo terrestre.”

FE - O que aconteceria especificamente com o Brasil?
Em certa ocasião, Geraldo Lemos Neto, fundador da Casa de Chico Xavier, de Pedro Leopoldo (MG), fez essa mesma pergunta a Chico Xavier. Segundo o médium, “em todas as duas situações, o Brasil cumprirá o seu papel no grande processo de espiritualização planetária. Na melhor das hipóteses, nossa nação crescerá em importância sociocultural,política e econômica perante a comunidade das nações. Não só seremos o celeiro alimentício e de matérias-primas para o mundo, como também a grande fonte energética com o descobrimento de enormes reservas petrolíferas que farão da Petrobras uma das maiores empresas do mundo.”

E prosseguiu Chico: “O Brasil crescerá a passos largos e ocupará importante papel no cenário global, isso terá como consequência a elevação da cultura brasileira ao cenário internacional e, a reboque, os livros do Espiritismo Cristão, que aqui tiveram solo fértil no seu desenvolvimento, atingirão o interesse das outras nações também. Agora, caso ocorra a pior hipótese, com o Hemisfério Norte do planeta tornando-se inabitável, grandes fluxos migratórios se formariam então para o Hemisfério Sul, onde se situa o Brasil, que então seria chamado mais diretamente a desempenhar o seu papel de Pátria do Evangelho, exemplificando o amor e a renúncia, o perdão e a compreensão espiritual perante os povos migrantes. A Nova Era da Terra, neste caso, demoraria mais tempo para chegar com todo seu esplendor de conquistas científicas e morais, porque seria necessário mais um longo período de reconstrução de nossas nações e sociedades, forçadas a se reorganizarem em seus fundamentos mais básicos.”

FE – Segundo Chico Xavier, esses fluxos migratórios seriam pacíficos?
Geraldinho - Infelizmente não. Segundo Chico me revelou, o que restasse da ONU acabaria por decidir a invasão das nações do Hemisfério Sul, incluindo-se aí obviamente o Brasil e o restante da América do Sul, a Austrália e o sul da África, a fim de que nossas nações fossem ocupadas militarmente e divididas entre os sobreviventes do holocausto no Hemisfério Norte. Aí é que nós, brasileiros, iríamos ser chamados a exemplificar a verdadeira fraternidade cristã, entendendo que nossos irmãos do Norte, embora invasores a “mano militare”, não deixariam de estar sobrecarregados e aflitos com as consequências nefastas da guerra e das hecatombes telúricas, e, portanto, ainda assim, devendo ser considerados nossos irmãos do caminho, necessitados de apoio e arrimo, compreensão e amor. Neste ponto da conversa, Chico fez uma pausa na narrativa e completou: “Nosso Brasil como o conhecemos hoje será então desfigurado e dividido em quatro nações distintas. Somente uma quarta parte de nosso território permanecerá conosco e aos brasileiros restarão apenas os Estados do Sudeste somados a Goiás e ao Distrito Federal. Os norte-americanos, canadenses e mexicanos ocuparão os Estados da Região Norte do País, em sintonia com a Colômbia e a Venezuela. Os europeus virão ocupar os Estados da Região Sul do Brasil unindo-os ao Uruguai, à Argentina e ao Chile. Os asiáticos, notadamente chineses, japoneses e coreanos, virão ocupar o nosso Centro-Oeste, em conexão com o Paraguai, a Bolívia e o Peru. E, por fim, os Estados do Nordeste brasileiro serão ocupados pelos russos e povos eslavos. Nós não podemos nos esquecer de que todo esse intrincado processo tem a sua ascendência espiritual e somos forçados a reconhecer que temos muito que aprender com os povos invasores. (8)Vejamos, por exemplo: os norte-americanos podem nos ensinar o respeito às leis, o amor ao direito, à ciência e ao trabalho. (9)
 


Os europeus, de uma forma geral, poderão nos trazer o amor à filosofia, à música erudita, à educação, à história e à cultura. Os asiáticos poderão incorporar à nossa gente suas mais altas noções de respeito ao dever, à disciplina, à honra, aos anciãos e às tradições milenares. E, então, por fim, nós brasileiros, ofertaremos a eles, nossos irmãos na carne, os mais altos valores de espiritualidade que, mercê de Deus, entesouramos no coração fraterno e amigo de nossa gente simples e humilde, essa gente boa que reencarnou na grande nação brasileira para dar cumprimento aos desígnios de Deus e demonstrar a todos os povos do planeta a fé na Vida Superior, testemunhando a continuidade da vida além-túmulo e o exercício sereno e nobre da mediunidade com Jesus.”(10)

FE – O Brasil, embora sofrendo o impacto moral dessa ocupação estrangeira, estaria imune aos movimentos telúricos da Terra?
Geraldinho – Infelizmente, não. Segundo Chico Xavier, o Brasil não terá privilégios e sofrerá também os efeitos de terremotos e tsunamis, notadamente nas zonas costeiras. Acontece que, de acordo com o médium, o impacto por aqui será bem menor se comparado com o que sobrevirá no Hemisfério Norte do planeta.(11)
FE – Por tudo que se depreende da fala de Chico Xavier, você também crê que a ida do homem à Lua, em julho de 1969, tenha precipitado de certa forma a preocupação com as conquistas científicas dos humanos, que poderiam colocar em risco o equilíbrio do Sistema Solar?
Geraldinho – Sim, creio que a revelação de Chico Xavier a respeito traz, nas entrelinhas, essa preocupação celeste quanto às possíveis interferências dos humanos terráqueos nos destinos do equilíbrio planetário em nosso Sistema Solar. Pelo que Chico Xavier falou, alguns dos seres angélicos de outros orbes planetários não estariam dispostos a nos dar mais este prazo de 50 anos, que vencerá daqui a apenas oito anos, temerosos talvez de nossas nefastas e perniciosas influências.(12)
Essa última hora bem que poderia ser por nós considerada como a última bênção misericordiosa de Jesus Cristo em nosso favor, uma vez que, pela explicação de Chico Xavier, foi ele, Nosso Senhor, quem advogou em favor de nossa causa, ainda uma vez mais.

FE – A reunião da comunidade celeste teria decidido algo mais, segundo a exposição de Chico Xavier?
Geraldinho – Sim. Outra decisão dos benfeitores espirituais da Vida Maior foi a que determinou que, após o alvorecer do ano 2000 da Era Cristã, os espíritos empedernidos no mal e na ignorância não mais receberiam a permissão para reencarnar na face da Terra. Reencarnar aqui, a partir dessa data, equivaleria a um valioso prêmio justo, destinado apenas aos espíritos mais fortes e preparados, que souberam amealhar, no transcurso de múltiplas reencarnações, conquistas espirituais relevantes como a mansidão, a brandura, o amor à paz e à concórdia fraternal entre povos e nações. Insere-se dentro dessa programação de ordem superior a própria reencarnação do mentor espiritual de Chico Xavier, o espírito Emmanuel, que, de fato, veio a renascer, segundo Chico informou a variados amigos mais próximos, exatamente no ano 2000(13). Certamente, Emmanuel, reencarnado aqui no coração do Brasil, haverá de desempenhar significativo papel na evolução espiritual de nosso orbe.
 


Todos os demais espíritos, recalcitrantes no mal, seriam então, a partir de 2000, Encaminhados forçosamente à reencarnação em mundos mais atrasados, de expiações e de provas aspérrimas, ou mesmo em mundos primitivos, vivenciando ainda o estágio do homem das cavernas, para poderem purgar os seus desmandos e a sua insubmissão aos desígnios superiores. Chico Xavier tinha conhecimento desses mundos para onde os espíritos renitentes estariam sendo degredados. Segundo ele, o maior desses planetas se chamaria Kírom ou Quírom. (14)


Estes foram trechos da profechico, digo da profecia de Chico, que os interessados poderão encontrar em sites que contenham a entrevista completa contida na Folha Espírita de maio de 2011. De acordo com essa profecia, varias coisas acontecerão na Terra até 2019, dentre as quais destacamos para analisar: 

Terceira Guerra Mundial com armamento nuclear.

Violenta comoção das forças naturais resultando na destruição de diversos países do hemisfério Norte: terremotos, furacões, tsunamis (inclusive no Brasil...).

Invasao do Brasil e sua divisão em quatro territórios, todos dominados por potencias estrangeiras, incluindo uma atípica "colonização russa" em pleno sertão árido nordestino (seria engraçado ver os “cabras da peste” serem chamados de “cabras da estepe”)

A insatisfação de seres de outros planetas com os avanços em viagens espaciais, levando a um pedido de destruição de nossa civilização. (epa! Ta virando “Guerra Nas Estrelas” e a Força não está com a gente).

Isso teria sido debatido numa reunião de ESPIRITOS PUROS onde estavam presentes... Emmanuel e o próprio Chico Xavier... (Ora, quem diria! Chico e Emmanuel são espíritos puros. E o que a Chicolatria, a idolatria a esses dois quer dizer subliminarmente, afinal se eles estavam presentes a uma reunião de Espíritos Puros, quem já achava que Chico e Emmanuel eram santos passam a achar que na verdade são deuses. )

Espiritos Puros teriam decidido pelo fim da nossa espécie encarnada (O concilio dos deuses do Olimpo, pois lembra as reuniões dos deuses olimpianos discutindo e se metendo na vida dos mortais, decide que a raça humana deve ser exterminada. E são puros, imagine se não fosse.)
Jesus IMPOS uma moratória de 50 anos para nossa civilização (era 1969) - que termina em 2019. (primeiro Chico em diversas obras fala da candura, doçura, afabilidade mansidão de Jesus, agora fala que Jesus impõe algo. Contraditório, principalmente pelo que veremos quando analisarmos os itens numéricos marcados no texto em azul.) Alias, notaram que nesse concilio de deuses olimpianos do qua Chico fala – ou que pelo menos se atribui a Chico – Jesus assume o papel de Zeus (o deus-mor do Olimpo)?

Absurdos Contidos Nos Itens Numéricos Marcados na Profechico:
Jesus é um membro divino? O que Chico quis dizer com isso? Que Jesus seria o próprio Deus ou que seria mais filho de Deus do que qualquer outro espírito, mesmo que esses fossem seus pares na Comunidade dos Espíritos Puros?

O que redime alguém, segundo a Codificação Espírita, é a expiação de suas faltas e sua evolução moral, que é pessoal e intransferivel. Esta de Jesus Redentor é uma distorção católica, o qual Chico nunca deixou de em essência ser.

Qual obra da CODIFICAÇAO ESPIRITA designa Jesus ou qualquer outro espírito como governador de alguma coisa? Notem que eu disse “CODIFICAÇAO ESPIRITA” e não disse livros do chamado Movimento Espírita. Chamar Jesus de Governador Planetário afasta completamente culturas não-cristãs, além do que a expressão “Nosso Senhor” não é utilizadas pelos espíritos superiores na Codificação, sendo puramente católica.

Jesus, nesta passagem, assumiu o papel do próprio Deus ao decidir sozinho todo o destino da humanidade e ao definir o que seria a visão do futuro, que, na visão da codificação, só tem conhecimento completo o próprio Deus.

Jesus "impõe" coisas... Se ele estava no tal concilio com seus espíritos puros como ele, como poderia impor alguma coisa?

Jesus de novo, assume o papel de Deus - desta vez interferindo no livre arbitrio até mesmo de seres alienígenas (ou seja não é apenas Governador da Terra, mas deve ser Presidente da Via-Láctea, quiçá do Universo)

Peraí !!! Se as conseqüências de tais catástrofes seriam imprevisíveis, como, então, cabe a previsão na frase logo em seguida? Os fatos são imprevisíveis ou são previsíveis por ele?

Segundo Chico, o Brasil já seria em 2019, um povo humilde e pacifico. Então me digam, o que uma população “elevada espiritualmente” teria a aprender com invasores armados?

De novo, se o Brasil é um povo humilde e espiritualizado, então é porque, como qualquer ser espiritualizado, temos amor às leis, às ciencias, ao direito e ao trabalho. Estas são as condições de um espirito superior. Mas, estas qualidades aqui estão contidas no povo invasor armado. Santa incoerência, Chico!

Novamente, se todos os invasores do Brasil possuem tantas qualidades nobres que nos seriam ENSINADAS, então, que diabos de povo espiritualmente elevado seriamos nós? Afinal, todas as caracteristicas de elevação que PRECISARIAMOS APRENDER, os outros já têm...

Qualquer hecatombe no hermisfério Norte afetará obrigatoriamente o sul. Se vulcões extintos explodirem, como Chico previu, TODA A ATMOSFERA será tomada por gases tóxicos e a temperatura da Terra irá cair imediatamente em TODOS os continentes. A vida perecerá em TODOS os continentes.

Seres angelicos aqui são angélicos, mas não conseguem ter compaixão dos habitantes da Terra? Que angelitude é essa? Os anjos, digo espíritos puros de Marte, Júpiter, Saturno e outros querem ver a caveira da Terra?

Se Emmanuel reencarnou em 2000 com a missão de ajudar a evoluir o mundo... então... para quê serviu a tal moratória dada por Jesus?... Se a moratória deu certo, Emmanuel seria necessário? E se deu errado, Emmanuel seria necessário? E afinal, quem é Emmanuel para ser colocado sob o pedestal messianico em que se situa na entrevista?

Kirom ou Quirom existe, mas não é um planeta e muito menos o maior dos planetas, não passando de um asteróide estéril, do nosso sistema solar, sendo frio e sem vida. Esse nome Quirom, do asteróide, parece ter saido da mitologia grega, pois nela ele seria um centauro sábio, mestre de Hercules,e depois de ferido mortalmente, e imortal que era e dominava dom da cura, pediu a Zeus que lhe tirasse a imortalidade para que deixasse de sofrer e a figura de Quirom foi absorvida pela Grande Fraternidade Branca, que atribui a Quirom, o Raio Curador-Verde e seu mito diz que as pessoas que recebem a energia de Quirom superam suas dores e sofrimentos apoiando-se em Deus e nas Leis Divinas e que cada pessoa deve sentir sua própria dor para poder orientar melhor a quem vai curar. Bem parecido com a filosofia chiquista, não?
Desculpem ter sido em alguns momentos sagaz e em outros, sarcástico ao analisar e comentar a profecia de Chico, mas é quase impossível não sê-lo, ao se ler tantos absurdos e ao mesmo tempo tão engraçados, mas creio que fiz uma analise tão séria quanto possível. Vejamos o que o Livro dos Médiuns-289 diz a respeito:
 


11ª Por que, quando fazem pressentir um acontecimento, os Espíritos sérios de ordinário não determinam a data? Será porque o não possam, ou porque não queiram?
Por uma e outra coisa. Eles podem, em certos casos, fazer que um acontecimento seja pressentido: nessa hipótese, é um aviso que vos dão. Quanto a precisar-lhe a época, é freqüente não o deverem fazer. Também sucede com freqüência não o poderem, por não o saberem eles próprios. Pode o Espírito prever que um fato se dará, mas o momento exato pode depender de acontecimentos que ainda se não verificaram e que só Deus conhece. Os Espíritos levianos, que não escrupulizam de vos enganar, esses determinam os dias e as horas, sem se preocuparem com que o fato predito ocorra ou não. Por isso é que toda predição circunstanciada vos deve ser suspeita.

“Ainda uma vez: a nossa missão consiste em fazer-vos progredir; para isso vos auxiliamos tanto quanto podemos. Jamais será enganado aquele que aos Espíritos superiores pedir a sabedoria; não acrediteis, porém, que percamos o nosso tempo em ouvir as vossas futilidades e em vos predizer a boa fortuna. Deixamos esse encargo aos Espíritos levianos, que com isso se divertem, como crianças travessas.”

“A Providência pôs limite às revelações que podem ser feitas ao homem. Os Espíritos sérios guardam silêncio sobre tudo aquilo que lhes é defeso revelarem. Aquele que insista por uma resposta se expõe aos embustes dos Espíritos inferiores, sempre prontos a se aproveitarem das ocasiões que tenham de armar laços à vossa credulidade.”

Em outras palavras: Não acreditem em profecias com datas marcadas. Eu, assim como Gil Grissom, investigador do C.S.I - investigaçao criminal, acredito apenas nas evidencias e não em pessoas, pois como personagem diz: “Eu não acredito nas pessoas, eu acredito nas evidências. Pessoas mentem, evidências não.” E as evidencias, até o momento não me provam que o que teria sido dito por Chico irá ocorrer, mas também não prova que foi Chico quem disse essa “profecia” , afinal não há gravação ou documento escrito de próprio punho por Chico, embora para quem conheça o médium mineiro e suas obras, tais como Nosso Lar e personagens como André Luiz e Emmanuel, o estilo empregado na linguagem profética seja reconhecidamente o que Chico teria empregado. Fácil de reconhecer, fácil de imitar também? Em 2019 saberemos, pois não ocorrendo nada do que Chico previu ou as pessoas inventarão alguma desculpa, tal como a moratória foi prorrogada por mais 50 anos (para 2069), estes serão chicólatras declarados; alguns chicólatras cairão em si, e repensarão a seriedade de Chico como autor mediúnico; outros dirão que Chico jamais fez tal profecia, que foi tudo invenção de Geraldinho e Marlene Nobre.
 


Embora eu não possa dizer que tenha sido invenção dos dois, pois seria levantar falso testemunho, pois não há evidencias físicas nem que sim nem que não, o fato é que tal profecia se encaixa no estilo de Chico, logo não é impossível que tenha sido ele o autor. De fato ou de inspiração para uma armação, lembramos que não basta a mulher de César ser honesta, é preciso parecer honesta. Decifrem.
Além do mais, médium para ser bom não necessita somente de moral, mas também de estudo. Coisa que ele pouco fez, tornando-se assim alvo fácil para espíritos pseudosábios.


Aliás, abro um parêntese (parece que estou até querendo defender Chico, mas longe de mim isso. Apenas quero acrescentar evidências ao que digo: afinal, cada um deve responder segundo suas obras, né?) Marlene Nobre, novamente ela, nos trouxe algo que Chico teria dito – e estava vivo, quando ela publicou o livro dizendo que ele teria dito, logo se disse mesmo foi responsável pelo que disse e se não disse foi responsável por ter sido omisso.
 


Marlene escrevera no livro Lições de Sabedoria, que perguntaram a Chico Xavier, em Uberaba, qual seria a explicação para o nanismo. E o médium mineiro teria dito que podia ser por duas razoes: 1) a pessoa, para ser anã, teria se suicidado em outra existencia, pois o nanismo esta associado ao suicídio por precipitação de grandes alturas (não riam); e 2) por abuso da beleza física, causando a infelicidade de outra pessoa.
 


Dá para levar a sério isso? Fico pensando em um anão espírita lendo esse livro da Marlene. Como ele deve ter se sentido reconfortado ao saber de algo que nem verdade era, mas que passou a achar que era verdade. Se tinha dinheiro passou a fazer análise.


E Marlene não tinha nem gravação, nem documento escrito por Chico com as causas do nanismo. Temos apenas a palavra de Marlene dizendo que Chico disse e novamente “Eu não acredito nas pessoas, eu acredito nas evidências. Pessoas mentem, evidências não.” Pensem nisso.
 


Para terminar, na profecia de Chico, há uma parte final que coloco agora: “O próprio Emmanuel, através de Chico Xavier, respondendo a uma entrevista já publicada em livro nos diz que as profecias são reveladas aos homens para não serem cumpridas. São na realidade um grande aviso espiritual para que nos melhoremos e afastemos de nós a hipótese do pior caminho.”

Peraí! “As profecias são reveladas aos homens para não serem cumpridas” São reveladas prá que, então? Para engrandecer a figura do médium, seu guia e seus seguidores e depois dizerem que a moratória foi dilatada? Para assustar os mais suscetíveis e me desculpem, de inteligência acanhada? Para nos fazer perder tempo (embora eu ache que não perdi tempo pois pude analisar tal profecia, a profechico e pô-la a nu)? Ou todas as alternativas acima são corretas? Eu fico também com a alternativa do Livro dos Médiuns.



 
 
Fontes utilizadas para compor este artigo:

2) Orkut (até no meio do lixo, podemos achar perolas brilhando, as vezes)
4) Folha Espirita (maio de 2011)
5) Codificação Espírita

83 comentários:

  1. cuidado com sua linha de raciocínio! chico e alan kardec são um só!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico e alan kardec são um só? onde isso?

      Excluir
    2. Desculpa mas Chico XAvier é um ser e Allan Kardec é outro.. se não fosse assim como Chico receberia a visista do espirito de Allna Kardec algumas vezes, teria ele se auto-visitado??

      EStude a doutrina que é logica,, para de mistificar a doutrina espirita. Essas obras de Robson Pinheiro e BAcelli entre outros criam mitos e distorcem para os ignotos doutrinarios a realidade e as informacoes da codificaçao.

      Excluir
    3. NOSSA....ESSE CHICO AÍ TA PODENDO MAIS QUE JESUS CRISTO.
      SE JEOVA DISSE QUE NEM OS ANJOS NEM SEU FILHO SABERIAM A DATA....ele foi dizer pro Sr.Chico Xavier.
      Ja estou prevendo um outro bussiness de livros e filmes, como na palhaçada do 2012.
      Afffff.

      Excluir
    4. Que absurdo dizer que Chico e kardec são um só. Lógico que não.

      Excluir
    5. Você não entende nada .Não passa de um fariseu .não vou discutir contigo Porque você nunca leu o Livro dos Espíritos
      Quando ler por inteiro venha discutir .qualquer estudioso espírita te respondera a altura .Vai estudar a Escritura Sagrada primeiro para saber no que no segundo testamento
      Jesus nunca mencionou que era pecado doar seu sangue para curar o próximo Seu testemunha de Jeová de meia pataca nos espiritas não nos metemos em sua religião

      Excluir
    6. Calma, anônimo! Nós espíritas também respeitamos a opinião dos outros. "Amai os vossos inimigos"

      Excluir
    7. Estranho! em momento algum, eu entendi essa revelação como uma profecia para o fim do mundo. Entendi como uma mensagem realista, dentro do que estamos vivendo, desacordo entre nações, os conflitos, as aflições, a pobreza, a fome, desordem no poder político mundial. As revelações, se e somente se as nações terrenas durante esse período, de 50 anos, a findar em 2019, não aprendessem a arte do bom convívio, da fraternidade, evitando guerras de destruição nuclear, o mundo terrestre estaria em fim admitido na comunidade planetária do sistema solar.

      Excluir
  2. Não concordo em absoluto com tal possibilidade! Mas respeito quem prefere pensar assim...

    ResponderExcluir
  3. Cuidado com suas críticas destrutivas e caluniosas de seus comentários, não brinque com as evidências espirituais, porque o Mundo físico caminha para uma grande transformação moral, e espiritual através da dor coletiva,só não vê quem não quer ver, agora quando isso se dará, só Deus sabe.

    Amado
    Uberlândia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amado, entendo que o autor Jorge Murta, não escreveu calúnias, mas fez uma análise dos fatos com base nos preceitos Espíritas, devidamente codificados pelo Mestre Allan Kardec.

      Excluir
    2. Prezados, não creio que Chico previu datas e fez tal "profecias". Entendo até a intenção do autor desse texto ao analisar essas "profecias" se baseando nas obras da Codificação, especificamente, no livro dos médiuns. Mas o texto peca e muito, perdendo sua credibilidade ao usar termos pejorativos como profechico, chiquismo e outras tantas. Faltou ponderação do autor. Uma crítica que parecia ter a intenção de ser construtiva e produtiva, acabou perdendo seu valor por deixar se levar pelo julgamento do próprio autor.

      Excluir
  4. Desculpe o atraso do comentário, mas não posso deixar de manifestar a minha opinião. Causa-me desconforto ver como Chico Xavier é reiteradamente içado à condição de um espírito praticamente perfeito e de como seus livros, comentários e "conversas" são levados como verdade absoluta, incontestável por boa parte dos espíritas. Ninguém pode questionar nada, mesmo que algumas de suas (?) obras não encontrem respaldo na Codificação. Antes de qualquer coisa, é bom ter em mente que o médium sempre asseverou que era um "carteiro" e que não tinha mérito nenhum sobre os livros que psicografou. Pode ser um atestado de extrema humildade, como também uma declaração de isenção de responsabilidade sobre o conteúdo do que foi escrito. Nesse ponto, dada a simultaneidade das atividades que o mesmo desenvolvia nas obras assistenciais, é de se reconhecer que Chico Xavier não dispunha de tempo para efetuar um estudo do teor das mensagens à luz da Codificação, coisa que nós, em sua maioria, dispomos. Não entro no mérito se ele fez isso com ou sem consciência, pois a mim não cabe avaliar a motivação da obra. Porém, podemos perfeitamente avaliar se tal escrito encontra-se dentro dos preceitos dados por Alan Kardec. O grande equívoco que percebo em grande parte dos Espíritas é o de que o fato de Chico ser uma pessoa extremamente caridosa, seria motivo, por si só, para relativizarmos o próprio Espiritismo, fazendo concessões doutrinárias, ora aqui ora ali, para reconhecermos idéias e fatos absolutamente em confronto com a Doutrina. E fazendo dessa forma, desvirtuando a obra de Kardec não pensem os adeptos ferrenhos de Chico que a obra do médium não possa ser deturpada, como, de certa forma já foi, ou ninguém percebeu na adaptação para o cinema da obra Nosso Lar a figura de um espírito que sequer é citado no livro, quanto mais estar presente nos fatos ali descritos de forma tão intensa? (Emannuel). A mensagem do Espiritismo é linda, mas verdadeira e também dura. Não cabe a ninguém, muito menos aos que se dizem adeptos dela, querer com o intuito de torná-la mais simpática, popular ou simples fazê-lo ao custo de desvirtuar a essência da Doutrina.

    Qualquer obra à luz da razão pode ser questionada e não será com um fanatismo insensato que se promoverá a fidedignidade das comunicações.

    Abraço, Marcelo.

    ResponderExcluir
  5. Quando dizem que estes espíritos não tem a data de acontecimento destes, desastres quero esclarecer que nada é exato pois estes acontecimentos são somente evidenciados pelas influências dadas, que provavelmente alavancarão este resultado.

    Consequentemente nada se prova e nada se justifica e não importa os pensamentos ruins, pois se importassem dariam relevância a revelação a muito tempo.

    Não digo que irá ocorrer pois o futuro é acessível a quem o tem como presente, e digo que subjugar alguém é um ato de ignorância pois é trabalho para seres perfeitos.

    Gostaria de criticas ao meu pensamento pois reformulá-lo deixa-o mais provável.

    "O verdadeiro sábio reconhece a própria ignorância"

    Sempre devemos repensar a nossa ignorância, abraços Igor.

    ResponderExcluir
  6. Igor, boa tarde. Para a compreensão dos assuntos abordados neste blog, faz-se necessário um estudo das Obras Fundamentais da Doutrina Espírita. No caso em comento, nos dizem os Espíritos da Codificação, que os Espíritos Superiores não andam determinando datas para acontecimentos desastrosos. Não significa que eles não possam saber dos acontecimentos. A questão de tempo e espaço não funciona do mesmo jeito entre mundo corporal e mundo espiritual... Como também, diante das próprias probabilidades diante dos fatos. Entretanto isso não significa o determinismo traçado em datas determinadas. Por isso tais assertivas não são consideradas informações passadas por Espíritos Superiores. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Companheiros, abaixo, transcrevo o que A Gênese(Kardec) em
    "Revoluções do Globo", Cap. IX, itens 11 e 14, esclarece:

    "...certamente, poderão produzir-se perturbações LOCAIS [grifo nosso], por efeito de erupções vulcânicas, da eclosão de alguns vulcões novos, de inundações repentinas ...; MAS PASSOU O TEMPO DE CATACLISMOS GERAIS [grifo nosso] , como os que assinalaram os grande períodos geológicos. A Terra adquiriu uma estabilidade que, sem ser absolutamente invariável, coloca doravante o gênero humano ao abrigo de perturbações GERAIS [grifo nosso], a menos que entervenham causas desconhecidas, a ela estranhas, e que de modo nenhum se possam prever ..."

    "Fisicamente, a Terra teve as convulsões da sua infância: entrou agora num período de relativa estabilidade: na do progresso pacífico, que se efetua pelo regular retorno dos mesmos fenômenos físicos e pelo concurso inteligente do homem. ESTÁ, PORÉM, AINDA, EM PLENO TRABALHO DE GESTAÇÃO DO PROGRESSO MORAL. Aí residirá a causa das suas maiores comoções. ATÉ QUE A HUMANIDADE SE HAJA AVANTAJADO SUFICIENTEMENTE EM PERFEIÇÃO, PELA INTELIGÊNCIA E PELA OBSERVÂNCIA DAS LEIS DIVINAS, AS MAIORES PERTURBAÇÕES AINDA SERÃO CAUSADAS PELOS HOMENS, MAIS DO QUE PELA NATUREZA, ISTO É, SERÃO ANTES MORAIS E SOCIAIS DO QUE FÍSICAS" [grifo do autor].

    O que todos nós já podemos ver, em grande escala, em todo o mundo. Só nos resta observar, abrir a alma para o processo de auto-reforma pelo AMOR.
    Marcia

    ResponderExcluir
  8. Não concordo que o mundo terá fim, mas que ocorrerá abalos naturais que, somente haverão desencarnes as pessoas inerentes aos mesmos abalos. Sabemos que estamos num mundo de transição, significando o sair das cinzas, não necessariamente as cinzas materiais, mas as cinzas morais, o recomeço não é instantâneo, mas paulatino.

    ResponderExcluir
  9. Profecias profecias, servem para amedrontar , pessoas de boa fé.
    jesus mesmo alertou contra os falsos profetas,e concordo com a maior parte dos comentários feitos pelo Jorge Murta.
    Existem muitas incoerências nessa profecia.
    Na verdade o futuro não existe ainda, pois nosso livre arbítrio , pode nos levar por inúmeros caminhos.
    Falsos profetas servem para sugestionar uma egregore , a tomar o rumo de seus interesses.CUIDADO,
    O FUTURO NADA MAIS É DO QUE SEUS ATOS NO PASSADO SOMADOS COM SEUS ATOSNO PRESENTE.
    VOCê E SÓ VOCê ESCREVE O SEU FUTURO, NÃO PERMITA QUE LUNÁTICOS PSEUDOS ILUMINADOS TE INFLUENCIEM AO ERRO .

    ResponderExcluir
  10. Escrevi um texto sobre este livro. Se alguém quiser conferir: http://leonardomontes.wordpress.com/artigos/2019-2/

    ResponderExcluir
  11. o proprio espiritismo nos fala que devemos questionar tudo que lemos e ouvimos , para não sermos enganados. Temos o direito de pensar e termos nossa opinião. gosto das mensagens dos livros de chico xavier.mas realmente o livro do apocalipse é muito confuso e dificil de decifrar.cada um forma sua opinião, cientistas, religiosos...e não há outra alternativa a não ser esperar...enquanto isso vamos vivendo da melhor forma que pudermos... acreditando que existe um Deus do universo que nos ama e nos compreende.

    ResponderExcluir
  12. Agora peço liceça para falar de Chico Xavier. Morei em Uberaba 12 anos, fui gerente da CEF, desfrutei de momentos com nosso querido chico xavier e particularmente passei a admirá-lo como admiro os vultos santos da igreja católica que o tempo canonizou: Francisco de Assis, Santo Agostinho e outros. Acho uma tremenda falta de respeito, ignorância, arrogância e descaridade a forma como se referem a Chico Xavier acima, é preciso muita coragem prá falar de Chico sem tê-lo conhecido pessoalmene, na sua intimidade extraordinária, onde os mais incríveis fenômenos de um homem santo acontecia amiudamente. Muito difícil falar de chico, mais difícil falar do seu dia a dia, dedicado ao amor, ao próximo e a propagação da Doutrina de Kardec que ele tanto respeitava. É preciso coragem para falar de um homem que por onde passava, o que tocava deixava impregado o perfume de rosas de sua caridade interior. Das duas uma, ou me chamam de mentiroso ou reflitam sobre o que vou falar: Um dia constatei a timidez de chico quando ao partir um pedaço de pudim para seus visitantes amigos, em sua casa em Uberaba, o pudim impregnou-se de perfume de rosas...sem graça e meio sem jeito balbuciou que aquilo era coisa de Sheila. Foi até o filtro, e ao tirar um copo dágua para apagar o forte gosto de perfume de rosas que o provador do pudim alegou, a água antes límpida e cristalina adquiriu uma cor amarelada, desatando um forte odor de rosas. Falar das coisas de CHico? Levaria anos. Chico falou muito para poucas pessoas, quem somos nós prá criticar? Destes que se manifestaram acima, quais puderam conviver com o Homem CHico Xavier mais de perto? Quantas vezes foram ao grupo espirita da prece, vararam madrugadas com o médium , incansável na missão de consolar e esclarecer a herança que Jesus lhe legou: a multidão de sofredores, quem dentre os que se manifestaram acima, espero que nenhum, passaram pela dôr de perderem um filho, um ente amado e querido e no auge da louca e terrível dôr, abraças estas almas amadas através do lápis daquele homem bom e simples que chegou de Pedro Leopoldo para semear no Brasil através da cidade de Uberaba? Eu conheci Chico Xavier. Não sou Chiquistas, sou um grande admirador dele. Nas minhas horas difíceis, de lágrimas e amargura, depois de Jesus é nele que penso, imaginando-o ao meu lado, chorando comigo como ele sempre chorava com os sofredores que o buscava. Ele não ficava dizendo: "Tenha coragem meu filho, Tenha paciência meu filho...chico sabia que paciencia, coragem todos tinham, eles só não tinham seus entes queridos e amados...aí chico pegava suas mãos, apertva entre as suas e chorava junto com eles...Este é o homem que se referem acima com tanta descaridade, e um conterraneo de nosso tempo.Querem saber de uma coisa? Acredito sim em tudo que Marlene Nobre e Geraldinho afirmou. Acredito não pelas coerências ou incoerências, etc, acredito porque avalio a árvore pela natureza dos frutos e Dona Marlene e Geraldinho sempre deram bons frutos, e sempre privaram da confiança de Chico Xavier. Minha avó já dizia que o tempo cura queijo, vamos aguardar e ver. Prá min é tudo aquilo e muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Reitero sua opinião, principalmente quando vc menciona a principal questão que foi passada despercebida por muitos: o perfil moral de Chico. Foi levantada a hipótese pelo autor do texto, de que Chico poderia estar, pela falta de estudos das obras espíritas, acompanhado por espíritos pseudo-sábios. Bom, a própria Doutrina nos ensina que devemos primar por nossos pensamentos e atitudes para evitarmos a influência de espíritos inferiores. Chico é sinônimo da bondade e da caridade e somente aqueles que conviveram ou o conheceram na intimidade podem atestar esse fato. Ademais, se a "profecia" está certa ou errada, ninguém o sabe. O que se sabe é que a humanidade precisa de referenciais como ele e muitos outros que não necessariamente são espíritas. Precisamos muito de referenciais de tolerância, amor, bondade e sobretudo respeito, aí sim, a mudança poderá se processar em cada um de nós. Todos que agem em prol de mudanças positivas, dando sua contribuição à humanidade,provocando transformações morais, terão sim mérito aos olhos de Deus.
      Abraços.

      Excluir
    2. Realmente concordo com muita coisa que o irmão ou irmã (anônimo) acima mencionou e acho que a pessoa tem cacife para falar, pois conheceu o Chico pessoalmente. Acho que realmente alguns comentários em relação à pessoa do Chico foram pejorativos e todos sabemos que Chico foi um grande missionário e provavelmente foi recebido pelo próprio Jesus ao desencarnar, PORÉM concordo totalmente com o Blog quando diz "CHIQUISMO", pois infelizmente não podemos endeusar ninguém. O próprio Chico se comparava a um verme (devido à sua grande humildade). Acho que todo livro espírita tem que ter a base no novo testamento e na codificação de Kardec. E as mais de 400 obras psicografadas por Chico teve essa base. Agora será que esse livro tem? Como tem o dedo do filho adotivo dele, infelizmente eu não confio, pois antes do Chico morrer, soube de casos em que o mesmo queria ganhar dinheiro com os livros do pai e o Chico nunca deixou. Desencarnou sobrevivendo com o pequeno salário de funcionário público que tinha. Claro que o livro trás coisas interessantes, porém é muito sério colocar o nome de Chico no meio. Será que foram revelações mesmo do missionário Chico Xavier? O Espiritismo nos ensina a sempre utilizar o tríplice aspecto: filosofia, ciência e religião. Vamos sempre pesquisar, estudar e não vamos simplesmente engolir qualquer obra. Para onde está indo o dinheiro da venda dessa obra? Será que é 100% doada para caridade como fez o nobre irmão Chico? Se não, os autores irão ter que prestar contas no Ministério das Comunicações da colônia espiritual que irão (e se forem mesmo para lá...só Deus e a consciência de cada um sabe). No mais, concordo com vários comentários dos irmãos aqui, que a solução para tudo é o AMOR. Vamos impregnar o mundo com a prática do bem, com o perdão, amor ao próximo e assim chegaremos mais rápido no mundo de Regeneração. Fiquem na paz. Ass: Um espírita nordestino.

      Excluir
    3. Caro anônimo autor do comentário "Agora peço liceça para falar de Chico Xavier. Morei em Uberaba..."

      Que tal começar por este roteiro cronológico de estudos.

      - O Livro dos Espíritos
      - Revista Espírita 1858
      - Revista Espírita 1859
      - O que é o Espiritismo?
      - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas
      - Revista Espírita 1860
      - Revista Espírita 1861
      - O Livro dos Médiuns
      - Revista Espírita 1862
      - Viagem Espírita em 1862
      - O Espiritismo em sua mais simples expressão
      - Revista Espírita 1863
      - Revista Espírita 1864
      - O Evangelho segundo o Espiritismo
      - Revista Espírita 1865
      - O Céu e o Inferno
      - Revista Espírita 1866
      - Revista Espírita 1867
      - Revista Espírita 1868
      - A Gênese
      - Revista Espírita 1869

      www.ipeak.com.br

      Excluir
  13. Boa noite pessoal. Peço licensa para falar em poucas palavras algo óbvio. O texto simplesmente nos ensina que devemos ser melhores e amar uns aos outros evitando as brigas e desentendimentos, guerras e sofrimentos. Está simplesmente nos ensinando a tornarmos pessoas melhores. Não é dificil entender isso. Independente de ser verdade ou não, devemos nos tornar seres melhores e orar para quem ainda tem um coração endurecido, governantes e pessoas de podeer que são capaz de riscar o fósforo para as guerras Me perdoem mas acho que estão se preocupando com pequenos detalhes e deixando de enxergar a verdadeira mensagem.

    ResponderExcluir
  14. Eu acredito piamente!!...Mas rogo a Jesus que tudo isso não aconteça!...mas a humanidade precisa evoluir e só assim que alcançaremos a verdadeira evolução e crescimento planetário.

    ResponderExcluir
  15. Jose Geraldo Carvalho11 de fevereiro de 2013 05:56

    Com todo carinho e respeito que o Chico merece, mesmo não compactuando com alguns de seus livros que realmente colocam-se em total confronto com as obras da codificação lembro:
    "Se algum dia, eu disser algo diferente
    do que disse Jesus e Kardec,
    fique com Eles e abandone-me."
    Emmanuel
    "Perdemos muito tempo com o que nos distrai, e pouco com o que nos instrui" Kardec
    Aprendemos no Livro dos Médiuns que não existem médiuns perfeitos e sim bons médiuns. Podemos entao dizer que o Chico foi um bom médium, mas não escapou de, como carteiro,publicar coisas que não estavam de acordo com a codificação.
    Acho que ele tinha consciencia disso sim, lembrando que existiam a força da FEB e editoras, das necessidades das entidades auxiliadas por estes livros, talvez que os fins justificam os meios(não quero com isso justificar incorreções doutrinaria). Num programa da Hebe Camargo, há alguns anos atras, numa entrevista a apresentadora pergunta ao Chico,sobre o que seria do Brasil no futuro, e ele responde:
    -O Brasil sera aquilo que os brasileiros fizerem dele, principalmente a classe política.Muda-se ao meu ver nesta frase a questão de o Brasil ser por "destino" o celeiro mundial,e para mim, por exemplo, é um caminho para olharmos com alguma atenção(para não usar outra palavra), o livro "Brasil, Coração do Mundo e Patria do Evangelho.
    O Chico foi sem dúvida, um ser diferente, grandioso, viveu, na minha opinião, as lições de Jesus em sua total concepção, mas graças a Deus, cometeu equivocos como qualquer humano cometeria, isso me traz conforto tambem. Como a espiritualidade nos diz que cabe a nós nosso crescimento, talvez estes desencontros das obras do Chico, Divaldo e tantos outros, sejam mais estimulos a que separemos o joio do trigo no desenvolvimento incessante da evolução humana, sem a toga catedrática nem culparmos estes ou aqueles.
    Não acredito que o Chico tenha feito isso deliberadamente, intencionalmente, era o que ele tinha a contribuir, e que convenhamos consolou muitos.
    Não tenhamos medo de constesta-lo,falemos sempre dos conceitos que ele expos atraves de sua mediunidade, porque o homem Chico é a figura amorosa que ficou na lembrança de todos nós,sem crucifica-lo, mas não precisamos aceitar tudo o que publicou sem o devido criterio racional no que tange a informações que requerem analise, pesquisa, comparações para posteriormente exprimir um parecer, bases essas da doutrina espirita.
    Não podemos nos caraterizar, Kardecistas, Chiquistas, Divaldistas ou outro ista que por ai aparecer, somos estudante do Pensamento Espirita, carentes ainda de muitos esclarecimentos, desta que nasceu no século 19 atraves do Prof. Hypoilte Leon Denizar Rivail, posteriormente Allan Kardec. Ele proprio disse que a doutrina(alias não gosto muito desta palavra, me perdoem) não estava completa e que caberia as gerações futuras acrescentar mais informações, mas convenhamos o método diferiu em muito do utilizado pelo insigne professor.
    É incrivel como somos convidados a todo o instante a crescer nas observações para o desenvolvimento do senso critico, mas é de igual tamanho a necessidade que temos de vivenciar o perdão, bondade, solidariedade e a caridade como em toda obra apregoa Kardec.
    Cheguei hoje neste blog, e gostei muito dos assuntos e dos comentarios e quero agradecer a todos pelo aprendizado a que fui exposto. Quero agradecer a Kardec, Chico, Divaldo e a todos que possibilitam meu aprendizado, mesmo que eu não concorde com a totalidade de suas idéias, mas sem perder que o Espiritimo é o único pensamento de tudo o que eu pude aprender que realmente faz sentido em todas as areas.
    \um grande e fraterno abraço a todos e parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose Geraldo Carvalho, na minha opinião você foi perfeito em suas colocações. Para acrescentar eu acho que estão equivocados os que acreditam cegamente em tudo que foi dito ou escrito pelo Chico, mas também acho muito equivocados os que por algum motivo queiram jogar no lixo tudo que ele disse ou escreveu.

      Excluir
    2. adorei seu ponto de vista perfeito...grata ivana

      Excluir
    3. PERFEITO é DEUS e tudo oque ELE cria mas nos humanos tornamos essas coisas imperfeitas

      Excluir
  16. Ola Jose Geraldo Carvalho, é uma satisfação ler suas palavras. Alias voce tem um nome muito bonito, forte, carismático, parabéns. Gostaria muito de expandir alguns conhecimenos; achei interessante algumas colocações sobre alguns intens/conteúdo nas obras do Chico que voce questiona, poderia dividí-las comigo? Com certeza aprenderei um pouco mais com voce. Um grande abraço

    José Geraldo Melo

    ResponderExcluir
  17. Para início de conversa, Jesus não IMPÔS. Ele PEDIU mais 50 anos para a humanidade e torce que possamos aproveitar esse tempo.
    Sobre as profecias serem para não se cumprirem, entendi que devemos fazer de tudo para que não aconteçam. Se ATÉ 2019, não houver uma guerra mundial, a humanidade terá avanços em todos os campos nunca pensados, culminando em 2057 com a moral dos homens estando elevada, permitindo que nosso planeta se torne em uma terra de regeneração.
    Creio que quando não podemos evoluir de uma forma natural, o sofrimento nos ajuda a evoluir.
    A nível mundial, pode-se considerar que de 1969 a 2013 o diálogo e compreensão entre nações evoluiu muito comparado ao tempo das duas guerras mundiais. Houve a Guerra Fria, mas graças a Deus sem o conflito propriamente dito. Guerra do Vietnã, Golfo e Iraque, mas não se comparam a uma guerra nuclear.
    Infelizmente, todos os dias vemos crimes que podem ser considerados como uma guerra civil, como casos das guerras do tráfico aqui no Brasil ou os tiroteios nos EUA que mostram que falta muito para uma mudança radical de moral. Mas como disseram que a partir de 2000, espíritos inferiores não seriam mais permitidos encarnar, a geração que irá dominar o mundo em 2057 será dessas crianças de 13 e 12 anos de idade hoje.
    Atente-se aos fatos contemporâneos de que Iran e Coreia do Norte sempre prometem retaliações aos EUA através de armamentos nucleares capazes de modificar totalmente a estrutura do planeta.
    Creio que não somente no Brasil, mas nos outros países tropicais, as outras nacionalidades poderão encontrar abrigo. Portanto, conclui-se que seria algo que modificaria o clima da Terra.

    ResponderExcluir
  18. prestem muita atençao nas editoras,elas convencem muitos autores espiritas de que eles sao portadores de revelaçoes espirituais/divinas,onde na maioria das vezes e o pensamento do proprio medium, e utilizam nomes famosos que ja estao desencarnados, para obterem lucros exorbitantes , outro detalhe;os livros adquiridos por nos e um absurdo de preço e eles aindam dizem que colaboram na divulgaçao espirita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops! a ONU dividirá o Brasil e ocupará o hemisfério SUL militarmente

      Excluir
  19. Kardec deu a luz ao começo de um novo conhecimento. Chico deu um passo a mais na senda espírita. Se o amigo Jorge Murta se prende aos nomes, se esquece do conteúdo da revelação. O Espiritismo somos nós quem construímos, na verdade. Ninguém nos trás a resolução imediata dos problemas, sejam eles sociais ou pessoais, tampouco a revelação da verdade plena. Temos como missão, cada um de nós, desenvolvermos nossa inteligência ao ponto de nos compreendermos. O Espiritismo não é a proposta pessoal de um homem, mas de uma humanidade.

    ResponderExcluir
  20. É VERDADE! EXATAMENTE EM 21 DE JUNHO DE 2019. A TERRA DARÁ UMA ESTAGNADA DE BILIONÉSIMOS DE SEGUNDOS EM SUA ROTAÇÃO, FAZENDO, ASSIM, COM QUE A FORÇA GRAVITACIONAL QUE INTERAGE ENTRE ELA E TODO O COSMOS(INCLUSIVE A LUA) SE TORNE MOMENTÂNEAMENTE NULA E SE ENCOLHA...COM ISSO A LUA SE CHOCARÁ COM A TERRA.MAS NÃO SERÁ O FIM DA VIDA NA TERRA, POIS RENASCEREMOS NOVAMENTE NA QUINTA ERA.

    ResponderExcluir
  21. Só tenho a dizer que o autor do texto não sei por que está chateado com o Chico Xavier. Mas lembre-se que se não fosse o Chico provavelmente muitos de nós não conheceríamos o espiritismo pois ele popularizou a doutrina algo que antes era apenas conhecido das classes mais favorecidas. Concluindo você diz que o Chico não conhecia a obra do Kardec. Como isso é possível se ele o tempo todo falava de Kardec?! A questão de ele trazer coisas que não estão nos livros de Kardec significa uma coisa: CONHECIMENTOS NOVOS. Afinal os livros de kardec não possuem todos os conhecimentos sobre o mundo espiritual.

    ResponderExcluir
  22. a codificação kardecquiana sobre o mundo espírita universal está consagrada e é coerente em todos seus aspectos, além de ser compatível com as sagradas escrituras no que tange ao ser moral e aos acontecimentos futuros, ou seja, apenas a parte da bíblia que interessa, sem os episódios sangrentos e as contradições de deus que, no mais, não passam de doutrinas humanas infiltradas que clamam apoio sobrenatural para as mínimas questões mundanas e se intitulam divinas para poderem se impor... a sociedade espírita sob supervisão da FEB, que frequentei em palestras, estudo e atividades comunitárias desde minha infância tomou um rumo um tanto formal, porque as bases do estudo semanal, que se faz antes da sessão mediúnica (restrita), não observava mais as obras fundamentais, partindo então para livros de mensagens e trabalhinhos de apresentação que mais pareciam dinâmicas de grupo de rh com apresentações de curso normal, cheias de cartazes e embromação, enquanto a codificação espírita era analisada apenas nos grupos de iniciantes. quanto à questão desta postagem sobre o chico, creio que a razão maior de chamar o cristo jesus de nosso senhor, por influência católica, que é tradicional na trajetória do médium mineiro, seja por assimilação e discrição, para não lhe trazer ainda mais divergências religiosas, sobretudo atualmente, em que vemos os espetáculos de ecumenismo internacionais, repletos de banquetes, beijinhos em livros religiosos, formalidades, gastos costumeiros e falta de ação, de caridade e de desinteresse sincero (o amor cristão), independentemente de crença, embora eu seja cristão convicto. de facto houve discrepâncias entre os escritos de emmanuel por intermédio de chico xavier e os 'livros canõnicos de kardec' (isto não é um deboche, apenas uma diferenciação da "lei autorizada e coerente da codificação regulamentada em seus parâmetros inconfundíveis) das psicografias populares posteriores, como chico, zíbia, divaldo, raul, yvonne, etc, que devem ser analisadas e comparadas à luz dos ensinamentos primordiais e já assentados sobre a harmonia dos espíritos sabidamente superiores;

    ResponderExcluir
  23. mas no brasil é assim: há muita popularidade no fenômeno mediúnico que, sob minha perspectiva, apenas em casos autênticos, não deveria tomar mais tanta parte nas casas espíritas (aí a não ser nos casos de obsessão e aceitação do mundo imaterial, para os incréus), para dar lugar ao exemplo genuíno de seguidores de cristo, que os espíritas têm falado ultimamente, para se aproximarem das inúmeras religiões judaico-cristãs, sobretudo... da parte astronômica que tanto nos excita, parece-me que há imcompreensão da parte cientifíca e popular algumas vezes, porque não duvido nada dos relatos dos desencarnados, quando sérios, das várias vidas em outros planetas e corpos celestes que os cientistas e astrônomos-amadores tanto acusam de serem falsas, porque a a vida se estende mesmo em incontáveis nuanças que nós outros, no planeta terra, com tanta briga, com tanto sensualismo, com tanta inconsequência e falta de educação etc, encarnados e muitos desencarnados terrestres não têm nenhuma capacidade de depreender o mínimo traço possível, porque é uma distância evolutiva imane, quase intransponível... além disto, como eu já citei a bília, atenho-me mais ao novo testamento, que é o que importa ao mundo para sua efetiva transformação: mesmo que hajam alterado seu conteúdo, os ensinamentos essenciais e necessários ao nosso progresso agora estão ali; de nada vale querermos saber sobre o futuro longínquo, sobre outras galáxias, sobre a condição de tal ou tal espírito e, muito menos, sobre a natureza de deus e de sua existência ou a egativca dela, se na carne mal nos importamos com nossos irmãos sofredores, em expiação, com os animais que são tão maltratados, com o equilíbrio de nosso próprio planeta - porque os seres humanos se preocupam em achar outro planeta habitável semelhante à terra para terem o prazer de destruir um pouco mais esta em que estão, daí viajam para outra nova!!! tudo é perfeito, e só o bicho ser humano, que é tão maravilhoso e à imagem e semelhança de deus não se apercebe de que justamente ele é um problema... a cada um segundo suas obras, não importa quem é o governador da esquina da via láctea ou "quando o mundo vcai acabar"!!! perdão pela demora, mas desejo uma ótima semana a todos, com paciência, compreensão, calma e sabedoria e que deus sinceramente nos esforcemos na vida para sermos amparados com justiça por deus neste universo gigantesco

    ResponderExcluir
  24. um dos pontos que não "comentei" foi aquele da vinda de estrangeiros apara o brasil, em decorrência das catástrofes em suas terras, não viriam exatamente para nos ensinar, no sentido em que fora entendido o verbo, mas para 'testar' nossa paciência, nossa tão divulgada hospitalidade, o calor humano, e isto será difícil, porque poderíamos nos melindrar etc... em todo caso, ficar brincando de adivinho e se colocando de crítico absolutamente imune a todas as evidências paralelas é um sinal de puerilidade, se bem que é bom de vez em quando, afinal estamos no caminho do progresso... muito obrigado pela oportunidade e pelo espaço, e perdão pela arrogância...

    ResponderExcluir
  25. Ví o video e Lí o Livro.
    Resumindo< Gostaria de Acreditar em tudo, mas meu declínio espiritual faz com que me contenha.
    Penso no OPORTUNISMO COMERCIAL de ser exposto na mídia em época das Profecias Máias, onde muito acreditavam no Fim do Mundo.
    Desculpem, mas estou decepcionado com o SER HUMANO, necessitamos realmente de uma intervenção DIVINA.
    Paz a Todos!
    Aloisio Vargas.

    ResponderExcluir
  26. O que os ignorantes não entende é que Chico não mudou a doutrina, o plano espiritual tb evolui e Allan Kardec vivia numa sociedade tão diferente da de hoje que não poderia passar coisas tão difieis de entender, e ao meu ver não passa tudo isso de covardia...estão morrendo de medo de isso tuudo acontecer...pobres almas!!!

    ResponderExcluir
  27. Irmãos, paz e fraternidade. Ao ler o livro eu não li nem uma vez o Chico dizer em fim do mundo, ele diz :
    -sobre a probabilidade de uma guerra nuclear que faria o hemisfério norte do planeta ficar inabitável, onde as nações unidas encaminhariam os povos do hesmifério norte a migrarem para o hemisfério sul, o Brasil seria dividido ficando apenas o sudeste , os demais estado receberiam povos irmãos da Europa, Ásia,..,
    -caso não ocorra a guerra, teremos "passaporte" carimbado para planeta de regeneração onde massas de espíritos elevados vão se reencarnar para dignificar todos os setores da humanidade, trazendo curas de todas as doenças, fim da fome, fim das dores com prevê o apocalipse, E o Cristo voltara e estará em seu trono, que só pose ser o trono da fraternidade, do amai-vos uns aos outros vivenciados por cada habitante da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que foi CHICO mesmo que falou tudo no livro? Ou foi tudo Geraldinho, juntamente com o filho adotivo dele. Para conhecerem Chico, basta assistirem o "Pinga Fogo". Acho que do jeito que Emmanuel era prudente, não concordaria com um livro tão polêmico...Cadê a assinatura de Chico no livro?

      Excluir
  28. Primeiramente é bom ficarmos de olho no que está acontecendo no mundo para não perdermos nada e questionar certeiramente as coisas. Alguém lembra o que o governo americano pediu a todos os outros governos a uns 6 meses atrás? Ele pediu para que os governos prepararem suas populações para uma provável visita extraterrestre. Um outro assunto também que se já faz parte do mundo científico é o fato da terra esta mudando seu posicionamento no eixo e mudando sua polarização, e com isso esta mudando sua ressonância. Alguém já percebeu que se a Terra mudar sua ressonância, nós também seremos afetados? Não? física quântica ajuda as vezes. Vamos estudar e ficar por dentro das notícias, vai que o homem está certo.

    ResponderExcluir
  29. Dr. Bezerra de Menezes através da Mediunidade de Divaldo Franco, já nos disse há poucos anos atrás, que a Regeneração já está se iniciando, estavam todos contentes no Plano Espiritual por isso também, mas dizendo que ainda nos acautelássemos, porque ainda íam ter muito trabalho com entidades do Mal. Entendo que essa transição é a REGENERAÇÃO, e que O DITO FIM DO MUNDO É A MESMA COISA, onde pessoas maldosas vão serem transportadas para uma espécie de EXILIO, onde já lemos no livro OS EXILADOS DE CAPELA, fala até no mês em que o SOL se aproximaria cada vez mais da Terra. Na REGENERAÇÃO, só ficarão Espiritos Bons, porque é o período sublime em que o BEM vai prevalecer sobre o MAL!!!

    ResponderExcluir
  30. Acho melhor a gente usar o nosso precioso tempo estudando e compreendendo as obras básicas de Allan Kardec e as obras da coleção do espírito Andre Luis e outras do espírito Emmanuel (psicografia Chico). Assim teremos informações suficientes para analisar com critério todos os demais textos e/ou livros publicados relacionados ao Espiritismo.

    ResponderExcluir
  31. Caros Amigos, está parecendo até que o autor parou de estudar o próprio mundo onde está!Pesquise meu filho, vc vai encontrar as provas que precisa de que até os economistas e planejadores internacionais deram um prazo de 2018 até 2020 para não haver mais conflito em qualquer gênero entre países, o mundo vai estar tão ligado economicamente que todos iram depender de todos , quem quer for agredido por um terão 20 para defendelo.
    È só economia, é por isso que o Brasil fica atrasado, nada do povo estudar de verdade. E que desrespeito ao chico, certamente o orgulho e a vaidade do autor está a tampa.

    A sim, e pra ler certos texto com comprovações estatísticas e comerciais sobre o assunto deve dominar o Inglês e o Alemão. Desde já , sinto muito!(ironia)

    ResponderExcluir
  32. Olá, saberemos se é verdade ou não logo mais, EUA esta disposto a atacar a Síria a qualquer momento, após mais de 100 mil mortes naquele pais e recentemente mais de 400 crianças mortas por gases, dai para o IRA ,outro país que do Oriente Médio que também não é dominado pelos Yanks(Únicos países não controlados por EUA, Síria e Ira) resolverem atacar com bombas e generalizar, envolvendo outras nações e entrando em uma Terceira Guerra Mundial, dai vão acreditar no Chico e rezar ou orar como achar melhor, e muito, caso contrario.. Não sera lembrado e vão dizer... Para tudo a uma resposta científica... Ou ... Será que Chico acertou mesmo? Logo Emmanuel já sera maior de idade, e saberemos de qualquer jeito que fim levaremos e ele como nosso pastor, tomara conta do seu rabanho. Boa Sorte a Todos, Até.

    ResponderExcluir
  33. É incrível o quanto pessoas sem moral falam de Chico Xavier. Não conviveram, não leram e ainda se sente "na autoridade" de falar.
    Nenhum "Espirita" adora o Chico Xavier. Nós adoramos a Deus sobre todas as coisas. Nós RESPEITAMOS o Chico Xavier como também respeitamos expoentes de outras religiões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo as escrituras exatas sagradas,no livro de :João cap8,ver;32 precisamos aprender das verdades que nos foi dada por Jesus por intermédio de seres especiais tais como Allan KARDEC,CHICO XAVIER,DIVALDO,E OUTROS ENVIADOS DE E POR JESUS,para nos educar nas verdades espirituais dando-nos através destas perspectiva de vida etrna,livre dos grilhões dogmáticos deturpadores da verdadeira doutrina cristã.não duvido,não questiono,creio e tenho fé DEUS SEJA CONOSCO.agora e sempre.

      Excluir
  34. Na boa, Pessoal!
    Eu nasci Católica e depois que li o evangelho (novo testamente) me descobri sem religião. Quando fui buscar à verdade, percorri um longo caminho intuitivo e intelectual(literatura), além de contar com a ajuda espiritual. Ao ler o livro dos espíritos, confesso que fiquei "chocada" com a verdade e demorei muito tempo para assimilar a "bondade" Divina.
    A final, participamos de uma maratona evolutiva pouco democrática, pois é compulsória mesmo. Não dá para parar no meio do caminho...
    Li tantas e tantas profecias, de toda a ordem, e a convergência para os tempos atuais e "sinais dos tempos" é gritante.
    Acontece que:
    Jesus profetizou sobre estes tempos e ele é o caminho a verdade e a vida...
    Mas também disse claramente que o "pacíficos" herdariam a terra, não é mesmo? Como assim, a ONU dividira o Brasil e ocupara o hemisfério norte militarmente?
    Tem boi na linha ou alguém repassou as palavras do mestre de forma equivocada: Desde quando invadir(ocupar uma terra militarmente) depois de ter feito "caca" em sua própria terra é sewr merecedor de uma herança? Será difícil convencer os pacíficos que seu galardão é a "escravidão" moral junto àqueles que decidiram, dominaram e dirigiram em outras searas - decidiram mal - e agora vão reinar sobre os humildes em desenvolvimento?
    Não parece prova, mas castigo... e dos grandes. Vamos "construir" um mundo novo com toda esta carga?
    E aquela parte que fala sobre a segunda vinda? Os Crentes serão mais uma vez humilhados? Teremos que esperar uma terceira, quem sabe?
    Ah! Vamos esperar para o momento de desencarnar? Tudo bem, mas não prometam o que não podem cumprir?
    Tanta matéria sobre Deus circulado desde os princípio dos tempos e a cada novo período o antigo vira alegoria. Assim que devemos ensinar as crianças? Com "mentirinhas brancas", velando as verdades importantes para sua trajetória na carne, pois ainda é cedo para entender a verdade?
    Bom, se a mão militar tocar neste solo, ficará claro que os dirigentes da ONU não entenderam nadica de nada e ainda vão "herdar" a terra alheia.
    Uma coisa é o povo Sul Americano comandar e receber todos os "deserdados" outra é ser constrangido...
    Ainda estou “chocada” com esta notícia...quem sabe mais tarde consiga digerir esta sentença. O Povo Brasileiro, que compartilhou com o mundo sua Carta Magna e declarou aos quatro cantos da terra a importância da autodeterminação dos povos e a solução pacífica dos conflitos, vai procurar nas escrituras uma explicação e eu gostaria de saber ONDE encontrar?
    Alguém tem uma dica além daquele papo de que é mais uma provação? Eu quero saber da vinda do Cristo que irá deixar claro, para todos, que exista algo além da ONU.
    Uma luz, por favor!

    ResponderExcluir
  35. Na boa, Pessoal!
    Eu nasci Católica e depois que li o evangelho (novo testamente) me descobri sem religião. Quando fui buscar à verdade, percorri um longo caminho intuitivo e intelectual(literatura), além de contar com a ajuda espiritual. Ao ler o livro dos espíritos, confesso que fiquei "chocada" com a verdade e demorei muito tempo para assimilar a "bondade" Divina.
    A final, participamos de uma maratona evolutiva pouco democrática, pois é compulsória mesmo. Não dá para parar no meio do caminho...
    Li tantas e tantas profecias, de toda a ordem, e a convergência para os tempos atuais e "sinais dos tempos" é gritante.
    Acontece que:
    Jesus profetizou sobre estes tempos e ele é o caminho a verdade e a vida...
    Mas também disse claramente que o "pacíficos" herdariam a terra, não é mesmo? Como assim, a ONU dividirá o Brasil e ocupará o hemisfério Sul militarmente?
    Tem boi na linha ou alguém repassou as palavras do mestre de forma equivocada: Desde quando invadir(ocupar uma terra militarmente) depois de ter feito "caca" em sua própria terra é sewr merecedor de uma herança? Será difícil convencer os pacíficos que seu galardão é a "escravidão" moral junto àqueles que decidiram, dominaram e dirigiram em outras searas - decidiram mal - e agora vão reinar sobre os humildes em desenvolvimento?
    Não parece prova, mas castigo... e dos grandes. Vamos "construir" um mundo novo com toda esta carga?
    E aquela parte que fala sobre a segunda vinda? Os Crentes serão mais uma vez humilhados? Teremos que esperar uma terceira, quem sabe?
    Ah! Vamos esperar para o momento de desencarnar? Tudo bem, mas não prometam o que não podem cumprir?
    Tanta matéria sobre Deus circulado desde os princípio dos tempos e a cada novo período o antigo vira alegoria. Assim que devemos ensinar as crianças? Com "mentirinhas brancas", velando as verdades importantes para sua trajetória na carne, pois ainda é cedo para entender a verdade?
    Bom, se a mão militar tocar neste solo, ficará claro que os dirigentes da ONU não entenderam nadica de nada e ainda vão "herdar" a terra alheia.
    Uma coisa é o povo Sul Americano comandar e receber todos os "deserdados" outra é ser constrangido...
    Ainda estou “chocada” com esta notícia...quem sabe mais tarde consiga digerir esta sentença. O Povo Brasileiro, que compartilhou com o mundo sua Carta Magna e declarou aos quatro cantos da terra a importância da autodeterminação dos povos e a solução pacífica dos conflitos, vai procurar nas escrituras uma explicação e eu gostaria de saber ONDE encontrar?
    Alguém tem uma dica além daquele papo de que é mais uma provação? Eu quero saber da vinda do Cristo que irá deixar claro, para todos, que existe algo além da ONU.
    Uma luz, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa "entrevista" não foi Chico Xavier que deu, isso tudo é falso, esta na cara, muito sensacionalista e detalhado para uma entrevista real.

      Excluir
  36. Este comentário não precisa ser publicado.
    Pessoal, por favor...eu estou começando a ficar preocupada MESMO, com o nosso país. Espirita apontando o dedo para espírita com nome e sobrenome, obras e tudo o mais? Chico Xavier foi considerado o maior brasileiro de todos os tempos, vencendo todos os preconceitos e ignorâncias.
    Ramatís, Pietro Ubaldi, Edgar Armond, Chico Xavier e tantos outros sendo alvo de chicotadas e chacotas. Cada qual se mostrando mais "iluminado" e merecedor das verdades elevadas.
    Tem "cara pálida" elevado aqui embaixo não: todos buscando ascensão, né mesmo?
    Eu acho o seguinte: Todos os caminhos de amor levam a Deus, se também nos conduzirem a compreensão do caminho do próximo.
    Quase todas as religiões e filosofias que buscam elevação trabalham com elementos Divinos e elementos humanos, portanto, imperfeitos.
    Muitas vezes assisto TV e vejo "palestras" equivocadas, mas também palavras sábias de outras doutrinas.
    Por que o plano espiritual permite tanta disputa de beleza sobre as obras mediúnicas? Fica difícil saber quem está falando a verdade do Papito Celestial , a menos que passe o dia debruçado sobre obras e obras a fim de comparar e ver contradições... De qualquer forma, Jesus também disse: eis que bato a porta... Os Kardecistas, por exemplo, não estão agindo do mesmo modo que o povo judeu?
    Por que Deus colocaria toda a verdade na mão de alguns? Todo o resto da humanidade, que não teve acesso às obras Espiritas, está sendo privada da verdade em momentos tão importantes?
    Na minha humilde opinião, a verdade é como um quebra cabeças. Só quem tem vontade humilde de encontrar a verdade, consegue descobrir Deus em sua essência e totalidade, caso contrário fica preso a novos dogmas. A física, a química, a biologia, a arquitetura são faces de Deus. Os cientistas tem acesso às verdades Divinas, mas os pobres favelados, ignorantes...ficam no escuro?
    Sei não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a questão não é receber a "verdade" por obras espíritas exclusivamente; Allan Kardec já disse sob instrução dos espíritos que, sob diversas crenças, em muitos lugares do globo, por meio de várias pessoas estranhas, as revelações superiores se manifestam. portanto, a "verdade" não está na mão de alguns, como disseste. além disto, mesmo com uma vontade humilde, neste mundo, seria raríssmo algum irmão nosso compreender a essência e a totalidade de deus... ninguém que passou neste mundo, à exceção de jesus cristo, claro, é perfeito.
      o que se ataca neste artigo sobre o "fim do mundo atrasado", supostamente revelado por chico a este escritor e àquela doutora, é que a maioria dos ditos espíritas cristãos brasileiros estão se tornando religiosos num sentido simbólico e dogmático, cristalizando determinados espíritos como os santos e os papas da ICAR, estigmatizando outros espíritas que não partilham seu credo, etc.
      de facto, a codificação é a base da doutrina espírita, não as obras psicografadas posteriores, que lhe servem, até certo ponto, de referência e complemento, mas de forma restrita, porque ninguém tem a prerrogativa de adicionar ensinamentos às obras dos espíritos por meio allan kardec nem de alterar o conteúdo de tais livros.a doutrina espírita cristã não pode se transformar em religião estabelecida, como aconteceu com cristianismo ao virar catolicismo e, depois, se ramificar em protestantismo e neopentecostalismo.

      Excluir
  37. Maria Porto Alegre13 de outubro de 2013 12:03

    Caríssimo, anônimo, questionei sobre a totalidade da verdade revelada a Kardec.
    "Os Kardecistas, por exemplo, não estão agindo do mesmo modo que o povo judeu?
    Por que Deus colocaria toda a verdade na mão de alguns? "

    Que alguns? Os Kardecistas.
    Como eu disse, não é uma questão de ler ou conhecer as obras reveladoras, mas estar aberto para "entender". Trata-se de um dispositivo ligado à intuição e não à inteligência.

    ResponderExcluir
  38. Triste ver que 2 jogadores do mesmo time, 2 precursores do consolador prometido estamos sendo colocados em impasse. As leis de Deus está na consciência de cada ser.

    ResponderExcluir
  39. Lembrem- se que o chico nao colocou nada disso no papel e sim esse tal de geraldinho que falou que ouviu do Chico. O chico Nao tem nada haver com essa materia e sim as colocacoes desse sujeito. O titulo desse Blog nao faz jus ao Chico. De novo, Chico Xavier nunca falou nada disso na imprensa ou em livros., Foi palavras desse individuo que falou que ouviu do Chico, pensem nisso e parem com essa bobagem., Vamos estudar mais as obras de Kardec e de Chico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso que eu estava pensando e investigando e você expos perfeitamente, uma pessoa diz que conversou com Chico Xavier e que ele revelou isso tudo, como fosse uma entrevista, só que do jeito que é escrito e descrito, me parece algo feito para ser sensacionalista e não para informar, para mim isso tudo é falso.

      Excluir
  40. O tempo urge as transformacoes se operam e a reforma moral caminha mui lentamente,a acuidade mental ao elevar-e modula a visao e assim se processa a visao real a qual poucos transcedem Chico um farol de luz para a ascensao....grata, Ivana Verginia

    ResponderExcluir
  41. Roustaing, Herculano Pires e Chico Xavier...


    Os três, ao desencarnarem chegam ao plano espiritual e Deus pergunta a cada um deles o que cada um mais deseja:

    - Roustaing: Quero que Senhor acabe com estes kardecistas barulhentos e chatos; já não aguento mais tanta gritaria!

    - Herculano Pires: Deus! Envie Kardec novamente e exíle estes místicos arrogantes e idólatras, que só sabem enxertar a Doutrina com suas teorias ridículas!

    Chico Xavier está lá quietinho, escutando as instruções de Emmanuel quando Deus pergunta seu desejo:

    - Ah, querido Pai de infinita misericórdia, ainda não sei se sou espírita ou católico, mas não busco nada para mim, só penso no bem-estar do próximo. Se o Senhor atender a estes dois irmãozinhos, já estarei satisfeito!!!

    ResponderExcluir
  42. MUITO BOM MEUS QUERIDOS IRMÃOS, QUEM HOJE VISITOU ALGUEM EM SEU LEITO DE HOSPITAL? QUEM POR ALGUM SENTIMENTO DE AMOR AO PROXIMO PAROU PELO MENOS 30 MINUTOS DO SEU DIA TÃO CORRIDO E SEM TEMPO PARA O PROXIMO QUE TEM MUITO MAIS PROBLEMAS DO QUE VCS POSSAM IMAGINAR? NÃO CONSEGUI EM MOMENTO NENHUM, E DE NOS PEDIRMOS AO MESMO DEUS DE TODOS QUE MUITA LUZ ENTRE EM NOSSOS LARES NESSE MOMENTO, SAUDE E BRANDURA EM SEUS CORAÇÕES VAMOS AO INVES DE TITULAR UNS AOS OUTROS LEVAR O AMOR QUE NOSSO JESUS NOS DEIXOU ESCRITO EM VARIOS LIVROS, MAS SE NÃO COLOCARMOS ISSO EM PRATICA, O SOFRIMENTO SO ALMENTARÁ OLHE PRA DENTRO DE VCS, OLHEM AO SEU LADO! PODE TER CERTEZA QUE VAI TER UM GRITANDO POR SOCORRO.... NOS SERES HUMANOS SO QUEREMOS SER AMADOS, CUIDADOS, RESPEITADOS, PENSEM NISSO! ATT: AMIGO FRATERNO.... GOIANIA...

    ResponderExcluir
  43. Pelo o que eu li e pesquisei, uma pessoa diz que conversou com Chico Xavier e que ele revelou isso tudo, como fosse uma entrevista, só que do jeito que esta escrito e descrito, me parece algo feito para ser sensacionalista e não para informar, para mim isso tudo é falso. NÃO SE PARECE NEM UM POUCO COM A DOUTRINA ESPÍRITA, TEM ALGO DE MUITO SENCIONALISTA NESSA "HISTÓRIA", E A DATA NÃO BATE COM O NUMERO DA EDIÇÃO DO JORNAL FOLHA ESPIRITA. PARA MIM ISSO É UMA GRANDE MENTIRA.

    ResponderExcluir
  44. Se alguém quer ter uma noção de como anda o movimento espírita brasileiro nos dias de hoje, é só dar uma olhada na esmagadora maioria dos comentários. Não são mais espíritas, e sim adeptos de apenas outra religião mistica, igrejeira e chiquista. É muita falação e proselitismo de irmão pra lá, abraços fraternais pra lá, amor e caridade acolá, mas racionalidade, critério e bom-senso, não se vê. Kardec que é bom, nada. O momento em que vivemos é realmente grave, meus amigos. Muito grave.

    ResponderExcluir
  45. Estou a anos procurando alguma obra complementar que desenvolva melhor algumas partes da obra de Kardec e curiosamente não encontrei ainda. Se alguém tem essa lista de livros eu peço que poste no blog para que eu possa examinar.Grato.

    ResponderExcluir
  46. Acredito que a providência divina imprega linguagens adequadas a todo tipo de inteligência, para que alcancem a consciência espiritual necessária. Assim como a Biblia traz, em suas metáforas, grandes ensinamentos de amor e paz, Chico Chavier, através das obras psicografadas, orienta cada indivíduo, a partir de sua história particular, intelecto e estágio espiritual, a compreender e juntar-se aos ensinamentos de Jesus. São tantas obras e tantas linguagens que Chico, através de de sua mediunidade, nos proporcionou, que todos podem ter acesso a uma boa mensagem. O que entristece é ver que o kardecismo infelizmente, como as outras religiões do mundo, também se envaidece. Neste caso, reitero o que repete o autor o texto a todo instante: "Pessoas mentem, evidências não". Chico foi um ser humano, com tudo o que esta condição traz, mas sua mensagem de amor perdura. Se as profecias estão corretas ou não, sinceramente, para mim não faz diferença. O que absorvi do livro citado no texto foi o que considero a mensagem essencial: Que o ser humano deve buscar evoluir através do amor. As metáforas da biblia fizeram, ao longo de milênios, as pessoas melhorarem-se espiritualmente, e muitas pessoas julgam a biblia como uma ficção invencionista, absurda. Creio que mais importante que o caminho, é o destino a que ele me leva. Quem tem razão, afinal?

    ResponderExcluir
  47. Tudo o que o chico recebeu de Emanuel é verdade e prestem atenção a com de Hassam Houanni , a busca pela pacificação , a quanto tempo não estamos tempo guerras proporcionadas pelos EUA exceto a guerra civil da Síria que é mantida com armas americanas, russas e chinesas vendidas ao Afeganistão e levadas a Síria mas até ai tudo normal . o que tenho sinceramente a acrescentar é que acredito na era das crianças índigo e cristal, da qual minhas duas filhas fazem parte e sei que são pessoas muito especiais .Por tudo o que tive a oportunidade de ler acima ,agradeço a cada um o seu expressar de opinião e mesmo aos que se identificam como anônimos . tudo tem um sentido e vai nos levar sim a uma surpresa de evolução incrível .Confiante , aguardamos pelo chegar dos dias e o andar da carruagem do tempo que nos leva a pensar muito sobre o nosso comportamento apenas o nosso e nos tornarmos melhores e assim chegaremos com certeza ao ano de 2063 com vida , respeito ao próximo e em uma colonia de ferias chamada terra que terá muito sentido . Encontro vocês lá em 2063 ,pois assim o é . e volto a afirmar com toda a certeza da terra . quando tivermos amor por Deus , o trazermos para dentro de nós que é a morada dele e nos tornarmos o templo vivo de fé e amor ai sim tudo será maravilhoso . Aguardo vocês, sim ,em 2063 e sejam bem vindos a uma nova era . NESTA DATA EU ACREDITO .

    ResponderExcluir
  48. Olá,
    Estamos produzindo um documentário chamado Data Limite Segundo Chico Xavier baseado neste livro.

    Gostaria de convidá-los para conhecer o projeto e nos ajudar a divulgar a fanpage:

    https://www.facebook.com/pages/Data-Limite-Segundo-Chico-Xavier/504371286343222

    Um abraço,

    Juliano

    ResponderExcluir
  49. Acho esse tipo de discussão acerca das profecias ou da autoridade do Chico Xavier um tanto inúteis, ao menos do jeito que estão sendo colocadas aqui. Gente, quem pode mesmo atestar que Chico de fato falou isto tudo, exatamente do jeito que o sr. Geraldo está contando? Outra coisa: é possível que o plano de "até 2019" tenha sido feito, mas que, no decorrer do tempo, ele tenha sido mudado ou - por que não? - mesmo abandonado. Estamos só na seara da especulação, não dá pra falar em certezas...

    Abs,

    ResponderExcluir
  50. Sou muito cético com relação a esta entrevista em que Chico/Emanuel falam sobre o Apocalipse. No livro "Caderno de Mensagens" tem uma outra entrevista de Chico Xavier/Emanuel, feita em 1954 para a LBV, onde é relatado que, de fato, o hemisfério Norte deixará de existir, mas isto acontecerá seguindo uma ordem natural de acontecimentos. Então, ou Chico Xavier/Emanuel são contraditórios ou o entrevistado da reportagem em pauta está equivocado.
    É importante observar a quantidade de coisas discrepantes que estão sendo ditas,inclusive por Emanuel, Ramatis, André Luis e tantos outros em relação à nossa Doutrina (a codificada por Kardec). Eu não abro mão do que diz Kardec, pois, a sistemática que ele usava para poder chegar à veradicidade das respostas vindas do mundo espiritual era muitíssima criteriosa.

    ResponderExcluir
  51. Mas não podemos esquecer de que, Chico Xavier é a reencarnação de Allan Kardec

    ResponderExcluir
  52. Seu título "...o ano em que Chico será testado" estraga todo o restante do texto, já que isso não é exatamente uma profecia e sim uma previsão. Ele diz 2 caminhos, não apenas 1.

    ResponderExcluir
  53. Todos estao enganados, haja vista que alguamas coisas ja estao acontecendo pelo simples fato da terceira guerra mundial nao ter acontecido, por exemplo o acesso a informacoes que hoje e a internet, a descoberta de petroleo por parte da petrobras que hoje e o pre-sal, a descoberta de curas de doencas enfim. Outra coisa, o espiritismo como querem os espiritas nao e a ultima palavra do astral.

    ResponderExcluir
  54. Por favor sr. Geraldinho , pare fe usar a imagem do Chico para aparecer na midia. Respeite a alma de Chico, se não for pedir demais. O senhor ja afirmou em outra ocasiao que o Chicp disse que no limiar do ano 2000 nao iria reencarnar espiritos em erraticidade na Terra. Pare sr. Geraldo e aprenda a respeitar, quem passou pela vida sem denegrir a imagem de ninguem. O Chico tinha muita etica para ficar revelando profecias estupidas como o senhor insiste em afirmar. Que o Chico e Deus te perdoe. Seria melhor ir se tratar, issp parece alto estima em baixa, dai fica arranjando formas de aparecer e se sentir importante. Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  55. AInda sem opinião formada...mas alguns de seus comentários .....acredito, não levaram em conta o que se quis dizer, ainda tentando formular opinião à respeito. Uma coisa me intriga, por que o próprio Chico Xavier ( ao meu ver um Grande Homem) não revelou ele mesmo ?? Enfim.....sem opinião formada ainda.....mas interessado no tema.

    ResponderExcluir
  56. Se cada um de nós praticar atos morais em prol da paz no mundo, estariamos contribuindo verdadeiramente para evitar as guerras existententes na atualidade e consequentemente a III Guerra Mundial, e assim estaraiamos contribuindo ativamente para a construção efetiva tornando a terra em um verdadeiro mundo de regeneração e de consciencias moralizadas.

    ResponderExcluir
  57. Achar a verdade requer treino, conhecimento e humildade

    ResponderExcluir
  58. Já nas primeiras linhas eu desisti de ler o texto... O ser humano se aferra à datas, arrogantemente, como se o universo se importasse com "poeiras cósmicas" insignificantes que somos nós! NÃO EXISTE uma data, um ano específico, pois construímos bem e mal diariamente e, no ritmo que a humanidade vai, procura-se à destruição, algo óbvio ao se analisar as políticas globais, os conflitos... Estamos em ponto de ebulição e, quer saber, DUVIDO que consigamos atravessar 2019 sem guerras, sem que o maldito governo norte-americano deflagre um conflito por puros interesses econômicos!!!!!

    ResponderExcluir
  59. Gosto muito da doutrina espírita e respeito muito Chico Xavier. Mas se o que é descrito no livro vem não para ser cumprido, mas como advertência, então deveria ter sido revelado um pouco antes. Outro problema que me deixa em dúvida é a questão da venda dos livros, em 5 anos vão ser vendidos muitos livros.

    ResponderExcluir
  60. Não sou espírita, mas já li todos os livros de Allan Kardec e vários de Chico Xavier. E acredito na reencarnação. Sou formado em teologia e pesquiso muito sobre religiões, principalmente sobre as ramificações do cristianismo. Sempre admirei a coerência do espiritismo, mas ultimamente é com muita tristeza que leio artigos onde vejo que os espíritas atuais andam se digladiando, tal como os evangélicos entre si, cada um dizendo que está com a verdade. Espíritas, vocês estão se afastando da essência do espiritismo cristão que é o amor. A humanidade precisa que vocês se unam; abandonem as divergências e interesses próprios, e divulguem mais a sã doutrina, a prática da caridade. Pois que caridade existe em ficarmos acusando-nos uns aos outros? Meditem no que o apóstolo Paulo escreveu sobre o amor no capítulo 13 da Primeira carta aos Coríntios. Que o amor do Mestre Jesus, o Cristo, inunde os nossos corações. (Jose Antonio Marinho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo o que o meu coração estava querendo dizer ao ler o texto e os comentários. Amemos uns aos outros como Jesus nos amou. Preguemos a paz e a união entre todas as pessoas. Amém.

      Excluir